Elisa Lucinda

Elisa Lucinda

terça-feira, 24 de março de 2015

Hipocrisia

   
Hipocrisia é o mesmo que fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na verdade não possui, a hipocrisia está presente em todas as classes sociais, em todos os grupos, na política, na escola, nos ambitos acadêmicos e até Cristo teve que lutar contra os hipócritas, ele os denunciou lançando em rosto que as coisas que eles pregavam para os homens fazerem eles eram os primeiros a não cumprir.

 “Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los.” (Mateus 23:3-4 )
“Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
(Mateus 23:13)

  Há algum tempo venho observando um novo modelo de hipocrisia, podemos apelida-lo de hipocrisia virtual, pois se dá através das redes sociais, o individuo buscando apresentar-se de uma forma que seja bem visto pelos seus seguidores curte, compartilha, argumenta e se comporta sobre determinado assunto de uma forma que no mundo não virtual ele não faria ou faz o contrário. Outra forma de hipocrisia que tenho observado é a hipocrisia política praticada por militantes tanto de esquerda quanto de direita.

 Vez por outra aparecem na internet postagens criticando a sociedade por cobrar de seus representantes posturas quando nós mesmos quando temos a oportunidade de agir diferente não o fazemos, como por exemplo: Estacionar em local exclusivo para idosos e/ou deficientes, roubar TV a cabo, sonegar impostos, andar pelo acostamento, furar fila, comprar produtos falsificados e diversas outras situações, o engraçado dessas postagens é que quem compartilha nunca se inclui nas postagens, é sempre questionando o outro, será que ele é 100% honesto?

  Lulu Santos descreveu a hipocrisia como um muro que insiste em nos rodear e é verdade, a hipocrisia começa muitas vezes dentro de casa com um(a) pai/mãe que fuma ensinando ao filho (a) que não se deve fumar, ou que condena a violência que assiste na TV quando há violência dentro de casa. Na escola, o(a) professor(a) exige respeito e compromisso dos alunos e vive chegando atrasado em sala de aula ou atrasando a entrega dos resultados das avaliações.


   Um dos atos de hipocrisia mais comentados recentemente foi o da presidente Dilma Roussef que acusou a candidata Marina Silva de querer abrir capitail da Caixa Econômica Federal caso fosse eleita e acusou o candidato Aécio Neves de querer mexer com os direitos dos trabalhadores mas tão logo passou as eleições ela retirou a mascara e agiu da forma que disse que não seria correto agir, episódio que ficou conhecido como estelionato eleitoral. 

Nenhum comentário: