Elisa Lucinda

Elisa Lucinda

sábado, 20 de março de 2010

Projeto Fala Escritor na Saraiva do Iguatemi



A identidade baiana nas obras de Jorge Amado será o tema da palestra ministrada pela pesquisadora Mayana Rocha, neste sábado, dia 20 de março. Os poetas do Projeto Fala Escritor seguindo sua missão de agregar novos autores, promove no próximo sábado, dia 20 de março, às 19h, mais um encontro regado com recital poético, lançamentos de livros, palestra literária e muita música. Dessa vez, o projeto que já está na sexta edição, será realizado na Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi, no Espaço Glauber Rocha, e contará com o lançamento do CD Cantiga Vem do Céu, do cantor Carlos Barros.


Um dos pontos altos do evento será a palestra: A identidade baiana nas obras de Jorge Amado, com a pesquisadora Mayana Rocha. A conferencia tem o objetivo de compreender a dinâmica intertextual das obras literárias amadianas com as letras de música do cenário baiano, visando encontrar, nesta interface, a síntese desse diálogo: a representação identitária da cultura baiana. Nesse sentido, a apresentação busca compreender como são vinculadas e, até certa medida, comercializadas as imagens da identidade baiana nas obras de Jorge Amado, as quais se atualizam e são ratificadas na música popular da Bahia.

Mayana Rocha é Pós-graduanda em Estudos Culturais, História e Linguagens, pela UNIJORGE. Licenciada em Letras com habilitação em Língua Espanhola, pela mesma instituição. Graduanda no curso Ciência Sociais, pela UFBA. Também, membro do grupo de iniciação científica em Estudos Culturais, pela UNIJORGE e do grupo de pesquisa Processos de Hegemonia e Contra-hegemonia (CNPq), pela UFBA, bolsista PIBIC. Lançamentos: Diversos livros serão lançados nesta edição: Impressões Modernas – Teatro e Jornalismo na Bahia, de Jussilene Santana (Vídeo Conferência), O Velho – 18 contos cotidianos e fantásticos, de Carlos Vilarinho, Um Pouquinho, de Renata Rimet e a Antologia Mãos que Falam – Organizada por Sandra Stabile.


O Fala Escritor vem se destacando como um dos movimentos literários, que mais reúne os escritores da chamada Geração 2000. São poetas, contistas, romancistas, cronistas, alguns inéditos, outros com trabalhos já publicados, que buscam neste projeto, mostrar sua obra para o público leitor que ainda pouco conhece esta nova safra de escritores baianos.
O Recital Poético traz mais de trinta poetas, entre eles: Sandra Stábile, Leandro de Assis, Monique Jagersbacher, Renata Rimet, Valdeck Almeida, Fau Ferreira, Carlos Souza, Grigório Rocha, Malu Freitas, Dé Barrense, Ivan de Almeida, Edgar Velame, Nádia Cerqueira, Bruno Máriston, Mauricio Sodré, Carlos Alberto Barreto, Janaína de Oliveira, Lucymar Soares, Josué Ramiro, José da Boa Morte, Isabel Bispo, Carlos Ventura, Lucelma de Oliveira, Priscila de Athaídes, Diego Oliveira, Danilo de Athayde Fraga, Tauat Letsorá (Luiz Silva da Silva e Silva), Isaac Matos, Vera Passos, entre outros.


Onde: Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi - Espaço Glauber Rocha

Quando: Dia 20 (sábado), às 19h

Entrada: Franca
Informações: (71) 8831-2888 (Leandro)

Nenhum comentário: